Como forma de incentivo a leitura, Moto Clube Javalis realiza doação de obras
Apesar de não saberem ler, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cantinho Feliz, localizada na Vila Industrial já recebem incentivo para adquirirem o gosto pela leitura. Na sexta-feira (2), o Moto Clube Javalis, que está sempre presente nas questões sociais da cidade, fez uma doação de 97 exemplares de livros infantis. O presente também é alusivo ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.
Os livros foram doados para colaborar com o projeto de incentivo à leitura do Cmei. “Em toda a data comemorativa contribuímos com o Centro. Desta vez, no lugar dos doces a coordenação pediu os livros. Achamos muito boa a ideia, pois é um alimento ao conhecimento. O objetivo é promover o interesse pelo gosto da leitura desde pequeno”, conta um dos integrantes do clube Adriano Thomé.
A professora e coordenadora do projeto de incentivo a leitura e alimentação saudável Angélica Menuci conta que a ideia dos livros é justamente para reforçar este gosto pela leitura. “É fundamental mesmo antes da alfabetização possibilitar à criança entrar em contato com os livros desde cedo. A criança pequena precisa brincar, manusear e tocar no livro”.
Para ela, a doação de livros é importante para o desenvolvimento dos pequenos. “Muitas famílias não tem condições de comprar um livro e talvez este seja o primeiro. Os benefícios do incentivo das crianças à prática leitura são inúmeros”.
Embora o Cmei ainda não tenha uma local adequado para a leitura, as crianças estão sempre em contato com os livros em sala de aula. Além disso, o projeto conta com o envolvimento dos pais ou responsáveis que se responsabilizam em ler livros infantis para as crianças. No fim de semana, eles levam um exemplar para compartilhar com a família. “ É um momento dos pais contar as histórias e de interação com a criança”.
 
MAIS LIVROS
Além do Cmei Cantinho Feliz , as crianças do Jardim São Francisco também receberam de presente livros infantis. Constantemente, o Moto Clube contribui com as entidades assistenciais. Todos os recursos obtidos com os eventos são destinados para as instituições. Segundo o grupo, para o mês de dezembro, a intenção é doar uma motocicleta para que os dois Cmeis possam por meio de uma ação entre amigos arrecadar fundos para melhorias.
 


Matéria vinculada no Jornal do Oeste, no dia 03 de Outubro de 2015.